domingo, 20 de março de 2011

A dança de rua, advinda da cultura negra norte americana se espalhou por todo o mundo, conquistando um grande e diversificado público nas últimas décadas. Embora atualmente esta modalidade artística não venha sendo conhecida como uma dança técnica, por falta de uma metodologia sistemática de ensino, vários profissionais a tem utilizado em suas práticas em projetos sociais, academias, estúdios e escolas de dança. Porém, são nos festivais de dança e programas de televisão que alguns grupos independentes demonstram sua criatividade e desempenho. A dança de rua desde a sua origem construiu uma identidade como uma reação aos preconceitos culturais e sociais imbricados na mente humana e foi transmitido por diversos adeptos socialmente através dos anos.
Por mais que procuramos entender os reais motivos que levam esses profissionais a praticar essa modalidade mesmo em condições precárias, muitas vezes pela falta de apoio, não conseguimos encontrar uma resposta coerente que explique como se dá esse fenômeno.
Muitos profissionais dizem que praticam essa modalidade pelo simples fato de levar conhecimento ao público. Trata-se de uma resposta que esta sempre vinculada por uma necessidade interior que ainda escapa das analises. São quase sempre, necessidade de amparo, defesa, conquistas, comunicação ou formas de expressar seus sentimentos.
Os motivos que levam muitos dançarinos e coreógrafos de dança de rua a continuar desenvolvendo suas práticas, geralmente são pelo amor a arte, que quase sempre, serve como um meio expressivo de tornar explicito suas emoções e sentimentos. Estar no palco e apresentar seus trabalhos coreográficos significa “poder”, liderança, status! Algo que somente quem dança sente este inexplicável desejo de superar-se.
A emoção de apresentar-se para m grande público ou de dançar sincronizado ao som de batidas envolventes de uma boa música, constitui também um grande fator motivador.
Procurar entender o que nos leva a difundir a dança de rua pelos quatro cantos do país frente a tantas dificuldades sociais é superficial. Porém, a cada obstáculo, esses profissionais sabem dar a volta por cima e é com esta força interior que os impulsiona a ir sempre à diante, continuam construindo a história da dança de rua no Brasil.

Nenhum comentário: