quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preparação Física para Bailarinos - 1ª Parte.


Nesses dias sem nada para fazer, eu estava vendo alguns cadernos velhos e achei um com uma anotação que fiz num curso em Joinville em 2008. Foi uma citação feita em meio a aula que me chamou atenção. “Existem diferenças para quem quer dançar a vida toda ou a vida toda dançar”.
O bailarino é um atleta, um artista. Tem o dom de emocionar e demonstrar a arte através dos movimentos. Pode contar uma história que será entendida em qualquer parte do planeta, em qualquer língua, sem falar uma só palavra. Isso é dança!
Mas para isso é necessário planejamento, conhecimento, limites, e uma boa direção em suas aulas. A preparação física é tão importante quanto aprender a dar piruetas, ou fazer uma contração correta.
Estou aqui para dividir algumas noções que achei pela net (sites confiáveis). Sobre o planejamento e execução de uma preparação física para bailarinos e bailarinas, para que possam dançar melhor, por mais tempo e sem tantas contusões durante a carreira. Seja ela de curta ou longa duração. Profissional ou amadora.
Neste primeiro momento é preciso ver aonde você quer chegar e o que quer fazer durante esse ano. Sempre é necessário traçar metas e montar seu calendário - Eu sou uma pessoa perdida sem uma agenda.
Você precisa ver qual será o período em que você estará mais preparado, e fazer essas divisões de preparação. Uma coisa que nunca será possível, será se manter no pico ou auge da forma física durante todo o ano.
Pesquisarei mais por aí tentando achar artigos mais completos para continuar esse tema. Mas sem deixar de falar na nossa principal meta: A preparação Física para o aprimoramento na dança e saúde do corpo humano como a mais perfeita das máquinas. E você, somente você é quem pode cuidar e fazer a manutenção dela.
Até o próximo post.

José Luiz Gioia.

Nenhum comentário: