sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Preparação Física para Bailarinos - 2ª Parte.


O Planejamento da preparação física deve sempre ser no mínimo de seis meses, para que possamos atingir algum resultado. Com raríssimas exceções o tempo é menor.
Deve começar no início do ano letivo, normalmente na segunda semana de janeiro. Mas e o término? Essa é a parte mais importante, se o ápice de seu ano é o seu espetáculo de fim de ano, acadêmico ou não, então deverá ser traçado um planejamento para todo o ano.
Mas se seus planos são de acordo com os festivais competitivos e apresentações que faz e encerram-se antes do final do ano? Como eu disse anteriormente, não é possível se manter no auge da forma física durante todo o ano. Devemos ver quando é que vamos atingir nosso objetivo e quando vamos parar para descansar, ter tempo para recuperação e se preparar para o próximo ano.
No planejamento devemos dar a devida importância para quando haverá o maior número de ensaios, esses quando são ENSAIOS de verdade, com limpezas e correções técnicas. Ensaio não é deixar a música passar, ou só ficar marcando.
A preparação física tem várias vertentes dentro da dança. Como acontece em todos os ensaios. Há um trabalho de braços, pernas, abdômen entre outros. Mas como dar força, resistência, potência e não sofrer lesões? Só com alongamentos? Ou gelo?
Uma coisa é certa. Temos que ter nesse caminho, uma curva para aceleração e desaceleração.
Como assim? Simples! Se no ano o nosso pico da preparação física e técnica são no final do ano, devemos traçar uma curva de aceleração lá pelo mês de maio, para que em dezembro seja alcançado o resultado desejado.
Mas aí no começo do próximo ano, devemos ir bem leve e devagar com as aulas, ensaios e exercícios. Se possível nas férias de janeiro inteiro.
Como em quase toda modalidade esportiva, temos a pré-temporada, a temporada e a parte de fora da temporada (off-season). Então não se esqueça de fazer seu planejamento anual. Ele é tão fundamental quanto uma aula de giros e saltos. Ele deve ser traçado de acordo com suas aulas, sua técnica, seu modo de trabalho. Monte-o de acordo com sua turma ou sua resistência. Não esqueça! Faça o planejamento e suas divisões, seja inteligente, preserve seu maior bem. Seus alunos, seu corpo, seu templo!
 José Luiz  Gioia

Nenhum comentário: