quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dança: Mais do que simples movimentos.

A dança vai além de sua função artística, ela desenvolve a psicomotricidade (cognitivo, físico e afetivo), ajudando na educação, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças, isto é, ela é sinônima de saúde. Fazendo assim parte não só da arte, mas também da educação e saúde.
Dentro da área da educação, a dança criativa propicia aos alunos, segunda Débora Barreto, o autoconhecimento; as vivências de corporeidade; relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo; incentiva a expressividade artística e humana; libera a imaginação, a criatividade; sendo uma forma de comunicação e de conhecimento, ajudando na formação do cidadão. A dança integra corpo e mente, trazendo aos seus alunos relação com o mundo a sua volta e entre o mundo que existe dentro de si.
O professor fundamentado nos princípios da dança criativa proporciona aos alunos atividades que estimulam, motivam e desenvolvem as idéias e movimentos; fazendo uma interação entre as crianças e o ambiente. Estas atividades estimulam a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa; desenvolvem a memória, o raciocínio, a socialização, autoconfiança, e auto-estima. Fazendo com que o individuo tenha melhor relação com ele mesmo e com os outros. Os conhecimentos obtidos dentro desta sala de aula são levados para a vida, pois o individuo é resultado de sua genética, do meio em que vive e das atividades que executa (GALLAHUE e OZMUN). Na área de saúde a dança pode ajudar em varias situações, tanto na parte física como na emocional. Dentro dos seus benefícios estão o controle de peso, aumento da força muscular, fortalecimento de tecido cognitivo, aumento da flexibilidade, diminuição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos, aumento da ventilação pulmonar, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da tensão muscular e insônia, melhora da auto-estima, da coodernação motora, do ritmo, do raciocínio, da convivência social, da criatividade, dentre outros fatores que ajudam o individuo a levar uma vida mais saudável.
A dança como arte, seja qual for seu estilo, traz ao publico, alem de lazer, uma nova forma de ver a vida, o mundo real e o mundo irreal, traz ao espectador o que as palavras não são capazes de dizer e o que somos capazes de sentir. A dança em si tem o poder de criar um mundo diferente na mente de cada espectador, e este mundo é capaz de gerar novas informações e conhecimentos para uma vida. Não importa qual o estilo, se está na rua, na escola, no teatro, a DANÇA faz parte de nossas vidas, e prestarmos um pouco de atenção nela, nos seus profissionais, veremos que sua contribuição sai de dentro das paredes de uma sala de aula e ultrapassa as linhas de um palco, levando para a sociedade uma contribuição infinita, e de grande valor.

Nenhum comentário: