segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cuidados com os pés!


Mais vale a pena prevenir, do que remediar.
Na dança os pés são uma zona muito crítica. A exigência da sua prática pode causar vários transtornos. Para dançar sem medo, descrevi alguns sintomas, tratamentos e dicas de prevenção!
Lesões mais frequentes em bailarinas:
Calos, dedos em martelo, joanetes, problemas com as unhas, tendinites do tendão flexor ou de Aquiles. Essas lesões são bastante comuns em bailarinas, pois fazem muita força com o metatarso e com os dedos.
Como evitá-las?
Em primeiro lugar, fazendo um diagnóstico. Não se pode tratar aquilo que se desconhece. A partir dai é necessário adotar alguns hábitos, como o tempo de atividade e frequencia, modificar alguns calçados (saltos, palmilhas).
Fratura de Marcha:
É uma fratura de sobrecarga, também conhecida como fratura de stress. Rompe-se a estrutura interna do osso pro uma sobrecarga mecânica cíclica. Ocorre porque o tempo de recuperação do osso é mais lenta do que a lesão. A mais comum é a fratura do segundo metatarsiano, porque é um pouco mais longo que o primeiro metatarsiano (dedão).
O que fazer?
Geralmente o tratamento consiste em redução da atividade, gelo local, cinesiterapia e calçado especial com sola rígida. Em alguns casos, um pé elástico. Mas em geral, se a bailarina suspender a atividade em quatro semanas, o que melhora a sintomatologia, e o tecido interior do osso reconstitui-se, e deixa de doer, podendo assim, voltar a sua atividade normal.
Prevenção:
Em primeiro lugar, vigiar os pés e avaliar se aguenta determinada atividade. Por outro lado, ter atenção do tipo de calçado, não usar sapatos com salto alto, e com apoio largo, para dar mais espaço ao pé e não ficar o tempo todo o comprimindo. De qualquer maneira, deve-se ter em conta que uma sobrecarga de atividade pode provocar lesões, como acontece quando se faz mais do que pode.
Conselhos:
A lavagem frequente dos pés com água e sal evita edemas. Cuidados com a pele e unhas, que devem ser cortadas transversalmente. Massagear os pés, melhorando assim, a circulação. Existem cremes em farmácias, próprios para relaxar os pés. E por último e mais importante, a escolha do calçado, que sempre deve ser anatômico, e claro, confortável!

Colaboração da Drª Dulcínea Vieira

Nenhum comentário: