quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Salvem-se quem puder, a TPM chegou!

Quem vê uma bailarina no palco, linda, leve, dificilmente imagina o que acontece nos bastidores. O esforço dos ensaios, o incomodo das bolhas nos pés, dos grampos na cabeça, dos tutus apertados… Calma, isso não é tudo!
Todo mês essas bailarinas são lembradas do prazer de ser mulher. Irritação, dores, choro, cansaço; dançar quando se está neste período não é fácil. Se quem não sofre com TPM já fica mal, imagine quem a tem. E para isso, resolvi dar algumas dicas que encontrei que podem fazer sua tensão desaparecer de uma maneira saudável e natural.
A TPM decorre principalmente pela falta de nutrientes, baixa glicose no sangue ou mau funcionamento do fígado (órgão responsável pela metabolização do estrogênio). Se você sofre desse mal, é porque algo não vai bem com seu organismo. É preciso uma dieta saudável, onde haja nutrientes e açúcar balanceado, que possa metabolizar bem seus hormônios.
A prática de exercícios físicos pode ajudar, aumentando a circulação sanguinea, à estabilidade corporal e melhorando a digestão, o que ajuda a minimizar a dor sentida através das terríveis cólicas. Mo entanto, nunca faça exercícios quando se sentir cansada, pois isso pode acabar com o seu metabolismo e a prática de exercícios tem a finalidade de deixá-la mais energizada, e não cansada.
Então, o que fazer neste período?
Coma proteína. Se afaste de bebidas que contenham cafeína, não exagere no açúcar e nos doces supérfluos para alimentação. Procure alimentos considerados saudáveis, como iogurtes, que melhoram o funcionamento da flora intestinal. Fumar e beber álcool é torna-se amiga inseparável da TPM! Procure ingerir vitaminas B e C, magnésio e zinco, que são substâncias que previnem o aparecimento de prostaglandinas (hormônios que causam as cólicas)

Fonte: matéria “Lighten up TPM”, The New York Times.

Nenhum comentário: