domingo, 3 de abril de 2011

A Forsythe Company


Criada em Nova York e, principalmente, treinados na Flórida com Nolan Dingman e Long Christa, Forsythe dançou com o Joffrey Ballet e, posteriormente, o Ballet de Stuttgart, onde foi nomeado Coreógrafo Residente em 1976. Durante os próximos sete anos, ele criou novas obras para o conjunto de Estugarda e companhias de ballet, em Munique, Haia, Londres, Berlim, Frankfurt am Main, Paris, Nova York e San Francisco. Em 1984, iniciou um mandato de 20 anos como diretor do ballet de Frankfurt, onde criou obras como Artifact (1984), Impressing the Czar (1988), Limb's Theorem (1990), The Loss of Small Detail (1991, em colaboração com o compositor Thom Willems e o designer Issey Miyake), Eidos:Telos (1995), Endless House (1999), Kammer/Kammer (2000), and Decreation (2003).
            Após o encerramento do Ballet de Frankfurt em 2004, Forsythe estabeleceu um conjunto novo e mais independente. A Companhia Forsythe, fundada com o apoio dos Estados da Saxônia e de Hesse, as cidades de Dresden e Frankfurt e Main, e os patrocinadores privados, baseia-se em Dresden e Frankfurt e Main e mantém uma programação extensa em turnê internacional.
Inclui as obras produzidas pelo novo conjunto Three Atmospheric Studies (2005), You made me a monster (2005), Human Writes (2005), Heterotopia (2006), The Defenders (2007), Yes we can't (2008), and I Don't Believe in Outer Space (2008).                                                                          Mais recentes trabalhos de Forsythe são desenvolvidos e executados exclusivamente pela empresa Forsythe, enquanto suas peças anteriores são destaque no repertório de grandes companhias de ballet do mundo, incluindo o Ballet Kirov, o New York City Ballet, San Francisco Ballet, O Ballet Nacional do Canadá, Royal Ballet de Inglaterra, eo Ballet Ópera de Paris.
            Prêmios recebidos pela Forsythe e seus conjuntos incluem o New York Dança e Desempenho "Bessie Award (1988, 1998, 2004, 2007) e Laurence Olivier Award de Londres (1992, 1999, 2009). Forsythe tem sido veiculada a título de Commandeur des Arts et Lettres (1999) pelo governo da França e recebeu o prêmio alemão Distinguished Service Cross (1997), o Prêmio Wexner (2002) e Leão de Ouro de LiveTime Achievement em Veneza (2010) .
            Em colaboração com os meios técnicos e educadores, Forsythe desenvolveu novas abordagens para a dança, documentação, pesquisa e educação. Cria sua aplicação informática 1994 Improvisation Technologies: Uma Ferramenta para a Dança Analítica, desenvolvido com o Zentrum für Kunst und Medientechnologie, é utilizado como uma ferramenta de ensino por empresas profissionais, os conservatórios de dança, universidades, programas de arquitetura pós-graduação e escolas secundárias em todo o mundo, 2009 marca o lançamento do Synchronous Objects for One Flat Thing, reproduzida uma pontuação digital on-line desenvolvido com a Universidade Estadual de Ohio, que revela os princípios de organização da coreografia e demonstra a sua eventual aplicação no âmbito de outras disciplinas.
            Como educador, Forsythe é regularmente convidado para dar palestras e workshops em universidades e instituições culturais. Em 2002, Forsythe foi escolhida como a fundação de Dança tutor para o Rolex Mentor e Artes Protégé Initiative. Atualmente, ele co-dirige e leciona no Aprendiz Dance rede européia do programa (dança), um programa de inserção profissional interdisciplinar com base na Palucca Schule Dresden. Forsythe é um membro honorário do Centro Laban de Movimento e Dança, em Londres e possui um doutorado honoris causa da Juilliard School de Nova York.

Vanessa Voss

Nenhum comentário: