domingo, 16 de janeiro de 2011

Você Sabia?

Na idade media a dança foi totalmente proibida pela igreja. Por ser uma atividade que exalta o físico, e era vista como profana e promiscua. Santo Agostinho á chamou de “… coisa lasciva, indigna do cidadão”. Ao contrario, na antiga Grécia, a dança era tida como um elemento essencial na formação dos indivíduos e era parte da educação obrigatória.
Todo espetáculo de dança é precedido por três sinais. A origem deles vem da corte de Luís XIV, o primeiro sinal indicava quando o rei havia chegado, o segundo quando ele se acomodava, e o terceiro quando ele estava pronto para assistir ao espetáculo.
O período romântico do ballet, ou o Ballet branco foi inaugurado pelo uso das sapatilhas de ponta e a predominância de roupas brancas, na peça “La Sylphide”. Porém a obra mais famosa deste período foi “Giselle”. Nessa época quatro bailarinas tornaram-se imortais, por dançarem o Pas de Quatre, no dia 12 de Julho de 1845, em Londres. São elas: Marie Taglione, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Lucile Granh.
O en dehors surgiu da necessidade que tiveram os bailarinos em se adaptarem ao novo formato de palco, que passou de circular para horizontal, de visão única. Assim, foi preciso criar uma maneira de ampliar os movimentos laterais, sem dar as costas para a nobreza.
A pioneira da Dança Moderna, Isadora Duncan, esteve no Brasil na década de 20, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ao contrario do que aconteceu na Argentina, foi recebida calorosamente por uma platéia entusiasmada com sua dança livre e inovadora. Isso, no entanto, não fez com que a dança clássica perdesse o titulo da favorita entre a sociedade.
Marta Graham, um dos ícones da dança moderna, iniciou seus estudos de dança somente aos 22 anos de idade.
O psicoballet é uma idéia cubana de unir a arte do ballet à psicologia com o intuito de ajudar as pessoas a superarem suas dificuldades emocionais, através da dança.
La Fille Mal Gardée foi inspirada em uma pintura de um quadro.
Mercedes Batista foi a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Teatro Municipal do Rio. Apesar de fazer as aulas com a companhia, nunca foi escalada para uma apresentação.
Noverre revolucionou o ballet, segundo ele, um bailarino não deveria trabalhar apenas o corpo, mas também a mente. Anatomia, música, geometria, pintura, poesia, seriam conhecimentos indispensáveis na formação de um profissional.
A palavra emoção significa mover!
O Brasil é o primeiro país a sediar uma filial do ballet Bolshoi fora da Rússia, na cidade de Joinville, Santa Catarina. O segundo país foi Austrália, que ganhou uma filial em Sidney no ano de 2006.
Piotr Ilych Tchaikovsky foi um músico que muito contribui para a composição musical de muitos ballets. Considerado “de vidro”, por tamanha sensibilidade, sua musica tem um caráter suave e cativante. Sua última obra “O Quebra Nozes”, foi feita seis meses antes da sua morte, num período em que ele se encontrava mergulhado numa profunda depressão.unhas, que devem ser cortadas transversalmente.

Nenhum comentário: