sábado, 15 de janeiro de 2011

Verão e Bailarinos


Quem não se cuidar, dança!
As altas temperaturas do verão levam naturalmente os indivíduos que a aumentarem suas perdas de água, vitaminas e minerais através do suor. Tais perdas são potencialmente maiores em atletas, já que esse tem que suar muito mais para conseguirem dissipar o calor produzido pelo corpo nas práticas esportivas, o que propicia o resfriamento do corpo e evita hipertermia.
Transpiração
Com a transpiração excessiva perde-se muitos líquidos e minerais. Para se manter por mais tempo hidratado, os minerais e os eletrólitos são fundamentais. As fontes destes minerais e os eletrólitos (sódio, potássio) são as frutas e legumes. Por isso uma ótima forma de hidratar é utilizar sucos de frutas, preferindo até o melão e a melancia, que além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, não precisando  de mais água para o suco e nem de açúcar adicionado.
Alimentação para bailarinos.
Não só para os ensaios como para todo o funcionamento do organismo os nutrientes necessários são: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Mas na prática de exercícios há uma maior atenção com relação aos estoques de energia, que são utilizados principalmente pelos músculos durante a prática esportiva, que são formados principalmente pelos carboidratos. Para a recuperação, além dos carboidratos, as proteínas também têm fundamental importância para estabelecer a integridade dos músculos.
Carboidrato: Sua principal função e o fornecimento de energia para os músculos e proteção contra a fadiga.
Proteínas: Ajudam na construção e reparação dos músculos.
Lipídeos: Fornecem energia e transportam as vitaminas essenciais para a manutenção dos exercícios.
Vitaminas: Melhoram a cicatrização, ajudam na recuperação pós-exercícios e estão presentes durante a “queima” dos nutrientes para gerar energia.
Minerais: Previnem a anemia, mantém os ossos resistentes, e são importantes no auxilio do fornecimento de energia.
A prática de atividades físicas em jejum ou em longos períodos sem se alimentar pode ser perigoso, podendo provocar até desmaios. Por isso, estes alimentos são recomendados para todos os atletas, inclusive para aqueles que precisam perder peso. Além disso, a quantidade a ser fornecida antes e após o treino deve ser suficiente para o fornecimento de energia e melhor utilização da gordura, que aceleram essa perda.
É recomendável fazer lanches antes e após os treinos para a manutenção dos estoques de energia e recuperação muscular, além da hidratação. As refeições grandes devem ser realizadas cerca de quatro horas antes dos treinos ou competições e as pequenas refeições e lanches cerca de uma hora antes.
Cuidado redobrado deve-se ter com a nossa hidratação, principalmente no verão. A reposição de líquidos deve ser constante, não só durante o treino, mas também no resto do dia. Atletas que se exercitam por mais de 1h30, devem consumir. Além de água, bebidas esportivas para repor também os eletrólitos.

Nenhum comentário: