domingo, 10 de julho de 2011

Étendre

Étendre é um dos sete movimentos da dança, e significa esticar/estender. E meu objetivo é exatamente esse, estender o olhar que se tem da dança, compreender o movimento de um modo diferente. Deixar a dança exposta por inteiro para quebrá-la em fragmentos e colocá-los em análise.
De um ponto de vista mais amplo, exigir do artista que faz a dança, a simplicidade e a expressão sincera de sua personalidade, ajudado por todos os meios que essa arte o oferece. Quem não tem personalidade não é digno de fazer arte.
Stendhal disse uma vez: “A pintura não é mais que a moral construída!” Se a palavra moral puder ser entendida em um sentido mais ou menos liberal, então é possível dizer o mesmo de todas as artes, e como a arte se expressa pelo sentimento, pela vida, pela imaginação de cada um. Dançar é plasmar no seu corpo os mais puros sentimentos, é deixar transparecer o que você é. Mas como definir a dança é uma tarefa muito delicada e particular, decidi recorrer a uma frase da melhor forma e sentimento da própria dança: "A dança não é diversão, mas sim religião, a religião da beleza. Para quem dança, o movimento é um meio de expressão dos sentimentos e pensamentos da alma, vivemos porque dançamos, vivemos enquanto dançamos” - Isadora Duncan.
Vamos estender nossa visão para essa arte, fazer crescer, não se acomodar. Ser críticos com todos e principalmente com nós mesmos. E como disse George Bernard Shaw, “A dança é uma tentativa muito rude de penetrar no ritmo da vida.”
João Rodrigues

Nenhum comentário: