terça-feira, 5 de julho de 2011

Múltiplos Olhares

Neste último final de semana, dias 02 e 03, ocorreu em nossas cidades a 4ª Mostra Paranaense de Dança, que é realizada pelo Ballet Teatro Guaíra. O evento acontece anualmente e passa por várias cidades do estado do Paraná com o intuito de proporcionar diferentes e novas experiências. E uma destas experiências é a mostra seletiva, onde as escolas e grupos podem inscrever e apresentar seus trabalhos. Trabalhos estes que são avaliados em diferentes critérios técnicos, e onde somente os melhores são selecionados.
Mas não foi o que aconteceu na última noite de domingo, dia 03, no Cine Teatro Luz, de onde sai me perguntando qual dos olhares usado para avaliar um trabalho o júri da noite usou?
Olhar técnico ficou óbvio que não foi! Democráticos? Acredito que não, pois teve dois grupos que não foram selecionados, e um grupo onde duas coreografias foram escolhidas. Seria uma forma de incentivar os participantes á participarem mais ativamente? É, Pode ser! Mas participar sabendo que serão escolhidos todos os grupos, independente de nível - não me parece muito empolgante!
Não estou questionando as decisões tomadas pelos jurados, pelo contrário entendo até certo ponto – E por um lado é bom, que sejam selecionados o maior número possível de escolas porque assim todos têm a oportunidade de representar a dança de nossas cidades na Mostra Final, em Curitiba. O lado ruim é deixar que alguns grupos um tanto despreparados fiquem com a função de mostrar como é a dança de nossas cidades, e dependendo desses grupos, acredito que o público curitibano não verá muita coisa nos dias 05 e 06 de novembro.
João Rodrigues

Nenhum comentário: